Comissão debaterá problemas da comunicação pública
24/12/2013 - 09:24
Os avanços e desafios da comunicação pública no Brasil, em particular as dificuldades enfrentadas pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), será tema de audiência na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados no próximo ano.
Segundo os deputados Padre Ton (PT-RO) e Erika Kokay (PT-DF), que pediram o debate, apesar dos avanços obtidos até o momento, a EBC tem apresentado também sinais preocupantes de gestão e de financiamento de suas ações.
“A baixa remuneração da carreira de jornalista, por exemplo, é apontada como um dos impedimentos principais para a consolidação de um sistema de comunicação pública eficiente e competitivo”, destacou Padre Ton. Ainda não foi marcada data para a audiência.
EBC
A comunicação pública, prevista na Constituição Federal de 1988, só foi efetivada em 2008, com a Lei 11.652/08, que instituiu os princípios e objetivos dos serviços de radiodifusão pública e criou a EBC.
Atualmente, a empresa reúne duas TVs, duas agências de notícia e sete rádios. Além disso, distribui conteúdos, especialmente jornalísticos, por meio de uma rede de rádios e TVs voluntárias em todas as regiões do País.
Convidados
Serão convidados para o debate:
- o presidente da EBC, Nelson Breve;
- a presidente do Conselho Curador da EBC, Ana Luiza Fleck Saibro;
- a representante dos trabalhadores no Conselho Curador Eliana Gonçalves;
- a representante da sociedade civil no Conselho Curador Rosane Maria Bertotti;
- o procurador da República do Pará Felício Pontes;
- o representante do sindicato de trabalhadores da EBC Jonas Valente; e
- o ex-ouvidor da EBC Laurindo Leal Filho.
Da Redação - DC
Colaboração – Caroline Pompeu