Anac: ainda é cedo para avaliar impacto da Copa no preço das passagens
18/12/2013 - 15:49
Os dados da Anac, de acordo com o presidente, apontam que foram vendidos entre 5% e 20% dos assentos para dias de jogos da Copa. "As pessoas só souberam para onde valia a pena voar depois do sorteio dos grupos (no último dia 6) e ainda nem sabem se conseguirão ou não os ingressos", avaliou. Segundo ele, a Anac está coletando os dados das vendas para junho e julho, período da Copa, e que, no início de janeiro do próximo ano, deve divulgar os dados das vendas de dezembro, ou seja, com as chaves do torneio já divulgadas.
A agência, lembrou ele, também montou um comitê para monitorar os preços durante a Copa.
Números
Guaranys apresentou vários números que apontam a diminuição do preço das passagens entre 2002 e 2012. Segundo ele, em 2002, não havia tarifas vendidas a menos de R$ 100, enquanto, em 2012, cerca de 13% das passagens domésticas estavam nessa faixa de preço. O valor do quilômetro voado, de acordo com ele, caiu 56% entre 2002 e 2012.
Os dados apontam, no entanto, um aumento de 4,16% entre 2012 e 2013. Esse impacto seria reflexo da elevação do custo do querosene de aeronave. Conforme Guaranys, uma redução do ICMS do combustível diminuiria o custo das empresas e, logo, dos bilhetes aéreos.
Ele também defendeu, como medida de aumento da concorrência, a ampliação da participação do capital externo nas companhias aéreas brasileiras. A elevação da capacidade dos aeroportos também seria um fator relevante para a concorrência entre as companhias, apontou.
O debate prossegue no Plenário 13.
Continue acompanhando esta cobertura.
Reportagem - Carol Siqueira
Edição - Marcelo Oliveira