Relações exteriores

Comissão realiza audiência sobre abastecimento de energia em Roraima

06/11/2013 - 08:57  

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados promove debate hoje sobre a transmissão e distribuição de energia elétrica ao estado de Roraima proveniente da Venezuela. O debate foi proposto pelo deputado Urzeni Rocha (PSD-RR).

O parlamentar explica que Roraima recebe energia elétrica por meio de uma linha de transmissão que liga Boa Vista ao complexo de Guri/Macágua, na Venezuela. O contrato, acrescenta, estabelece que a aquisição de energia será de 200 megawatts. No entanto Roraima está comprando cerca de 102 megawatts, conforme a demanda.

Rocha cita, no entanto, reportagem da Folha de Boa Vista, publicada em 06/09, que informa que a capacidade das usinas locais é de apenas 47 megawatts e é suficiente somente para complementar a energia de Boa Vista. Na hipótese de uma interrupção total, a Eletronorte não tem energia suficiente para abastecer as localidades que recebem energia de Guri.

“Em setembro, mais de 400 mil pessoas ficaram sem energia em Roraima por motivo de desligamento do Linhão de Guri. Essas interrupções já ocorreram pelo menos três vezes somente esse ano”, destaca. Segundo ele, a situação traz insegurança para a população e precisa ser discutida.

Foram convidados:
- o superintendente de Operação e Transmissão da Elebrobras, Marcos Simas Parentoni;
- o diretor de Operação da Eletronorte, Wady Charone Júnior;
- a diretora Operacional da Companhia Energética de Roraima (CERR), Maria Conceição de Sant'Ana Barros Escobar; 
- o chefe do Departamento de Relações com o Mercado da CERR, André Luiz Tejo Marques; e
- o promotor de Defesa do Consumidor e da Cidadania do Ministério Público de Roraima, Ademir Teles de Menezes.

O debate será realizado às 11 horas, no Plenário 3.

Da Redação - RL

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.