Ciência, tecnologia e Comunicações

Atriz e ativista da causa animal pede investigação sobre o Instituto Royal

29/10/2013 - 16:56  

A ativista da causa animal e atriz Luisa Mell pediu uma investigação total sobre o Instituto Royal, que realiza pesquisas com animais. “Temos que aproveitar esse momento histórico do nosso País para evitar que os animais sejam massacrados”, afirmou, durante audiência pública da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável para debater as denúncias de abusos de animais nos testes científicos realizados no laboratório do instituto em São Roque, interior paulista.

Luisa criticou a ausência de representantes do Conselho de Controle de Experimentação Animal (Concea) e do Instituto Royal na audiência. A entidade foi representada pelo advogado Alexandre Domingos Serafim, sob a alegação de que a diretora-geral do Instituto Royal, Silvia Ortiz, e os funcionários chamados para o debate não puderam comparecer porque estão tentando recuperar o laboratório e fazer o inventário para levantar as perdas sofridas com a invasão ocorrida no último dia 18, quando ativistas libertaram 178 cães da raça beagle que estariam sofrendo maus-tratos.

A atriz, que participou da invasão, ressaltou que, quando os ativistas entraram para resgatar os beagles, constataram que eles estavam sobre as próprias fezes. O biólogo que realizou a inspeção do laboratório neste ano a pedido do Ministério Público havia informado que eles dormiam e se alimentavam sobre as fezes.

Luisa Mell pediu ainda o fim dos testes com animais para produção de cosméticos e produtos de limpeza, e também da sua utilização no ensino.

A audiência ocorre no Plenário 8.

Continue acompanhando esta cobertura.

Vote na enquete sobre projeto que amplia penas para maus-tratos contra cães e gatos.

Reportagem – Renata Tôrres
Edição – Marcos Rossi

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 2177/2011

Íntegra da proposta