Audiência debate projeto que fixa horário para término de jogos em estádios
23/09/2013 - 12:49
Uma audiência pública debate nesta terça-feira (24), às 14h30, na Comissão de Turismo e Desporto, o projeto de lei que fixa em 23h15 o horário máximo para o término de jogos de futebol realizados em estádios com capacidade superior a 10 mil pessoas. Atualmente, as partidas que são realizadas mais tarde começam às 21h50 e terminam às 23h35, se não houver atraso nem prorrogação.
Conforme o projeto, o descumprimento desse horário implicará a imediata interrupção do jogo e multa de R$ 100 mil para os organizadores do evento. Em caso de reincidência, a multa será dobrada. O projeto não faz ressalva para os jogos que têm prorrogação.
Aprofundar o debate
A justificativa do PL 6871/10, de autoria do deputado Carlos Zarattini (PT-SP) é “coibir a adequação dos horários dos jogos de futebol às necessidades das emissoras proprietárias dos direitos de transmissão” e “resguardar os torcedores que perdem horas de sono para assistir às partidas ou mesmo passam por transtornos por falta de transporte público no retorno dos estádios”.
O deputado Júlio Delgado (PSB-MG), que pediu a audiência, disse ser necessário “aprofundar as discussões em torno da proposição”.
Participantes
Foram convidados como debatedores:
- o diretor-geral da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Luís Roberto Antonik;
- o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), José Maria Marin;
- o vice-presidente da CBF – Região Centro-Oeste, Weber Magalhães;
- o presidente da Federação Paulista de Futebol, Marco Polo Del Nero;
- o presidente da Federação Mineira de Futebol, Paulo Schettino; e
- o presidente da Federação de Futebol do Rio de Janeiro, Rubens Lopes da Costa Filho.
Ainda não foi definido o local da audiência
Da Redação/DL