Câmara celebra Dia Mundial sem Carro com debates e incentivo ao uso da bicicleta
Qualidade do transporte público nas capitais será tema de audiência pública.
23/09/2013 - 10:37

Em comemoração ao Dia Mundial sem Carro, celebrado em 22 de setembro, a Câmara dos Deputados, por meio do Comitê de Gestão Socioambiental – EcoCâmara, realizará, nesta semana, ações de incentivo à cultura da mobilidade urbana sustentável.
Na terça-feira (24), dois eventos estão programados: a ampliação do programa MOB-Bicicletas (de estímulo ao uso desse meio de transporte) e a palestra "Cidade para Pessoas - Ciclovias e Mobilidade Sustentável", com a jornalista Natália Garcia.
Na quarta (25), a Comissão de Desenvolvimento Urbano promoverá audiência pública com o tema "Qualidade do transporte público nas capitais brasileiras", às 11 horas, no Plenário 16. O objetivo é discutir o crescimento desordenado das capitais brasileiras e a estrutura deficitária das para absorver as demandas da população por serviços públicos eficientes, além de propor alternativas para melhorar esse panorama.
Cidade para pessoas
Natália Garcia, jornalista que ministrará a palestra "Cidade para Pessoas - Ciclovias e Mobilidade Sustentável", é especializada em planejamento urbano e tem como principal ferramenta de trabalho uma bicicleta dobrável, usada para explorar as cidades.
Criadora do projeto Cidades para Pessoas, ela percorreu 12 localidades pelo mundo (Copenhague, Amsterdam, Londres, Paris, Estrasburgo, Friburgo, Lyon, São Francisco, Portland, Cidade do México, Nova York e Barcelona) em busca de boas ideias e práticas de planejamento urbano que pudessem inspirar cidades brasileiras. A palestra, que será transmitida pelo portal e-Democracia, ocorrerá no Plenário 7, das 9h30 às 12 horas.
MOB-Bicicletas
Lançado pela Câmara em 2012, em caráter experimental, o MOB-Bicicletas tem o objetivo de oferecer infraestrutura de apoio ao ciclista. Alguns meses após o início do projeto, a demanda superou a quantidade disponível de armários e paraciclos (suportes para estacionamento de bicicletas).
Em julho de 2013, havia cerca de 40 usuários cadastrados e 10 na fila de espera. Em alguns pontos da Casa, os 12 paraciclos disponíveis já não eram suficientes para a demanda crescente.
A proposta de ampliação dos serviços busca atender aos usuários cadastrados e estimular novas adesões ao projeto de utilização de um meio de transporte sustentável e saudável, a bicicleta. Todos os cadastrados no MOB-Bicicletas (ciclistas e demais pessoas que utilizam meios não motorizados de deslocamento) passarão a ter à sua disposição três vestiários com chuveiro, 80 armários e 33 paraciclos.
Da Redação/ND