Economia

Leilão de empreendimentos de geração de energia será debatido em audiência

02/09/2013 - 14:12  

A Comissão de Minas e Energia realiza audiência pública nesta quarta-feira (4), às 11 horas, para discutir as regras e as fontes de geração de energia que vão integrar o leilão de compra de energia elétrica, marcado para dezembro, proveniente de novos empreendimentos de geração denominado "A-5" (com início de oferta de energia em cinco anos).

O deputado Eduardo da Fonte (PP-PE), autor do pedido da audiência, destaca que a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) “tem registrado, nas últimas edições do Plano Decenal de Expansão de Energia, a perda da capacidade de regularização do parque hidrelétrico, o que explica, em grande parte, o crescente uso de usinas térmicas”.

O deputado considera necessário discutir com a empresa pública e com o Ministério das Minas e Energia “a ideia de que o processo competitivo, baseado em leilões de potência, não deve ser uma ocorrência isolada, mas deve representar uma solução estrutural que induza ao crescimento da oferta de energia oriunda de todas as fontes”, incluindo hidrelétrica, biomassa, gás natural, carvão e solar.

Foram convidados:
- o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia (MME), Altino Ventura Filho; e
- o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim.

A reunião será realizada no Plenário 14.

Da Redação/DL

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.