Relações exteriores

Embaixador britânico será convidado para falar sobre retenção de brasileiro

28/08/2013 - 14:07  

Alexandra Martins / Câmara dos Deputados
Ivan Valente
Ivan Valente pediu a vinda do embaixador.

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional aprovou nesta quarta-feira (28) convite para que o embaixador britânico no Brasil, Alexander Elis, preste informações sobre a retenção de David Michael Miranda por quase nove horas no Aeroporto de Heathrow, em Londres.

Miranda é companheiro do jornalista Glenn Greenwald, que divulgou pelo jornal inglês The Guardian informações sobre o esquema de espionagem do governo norte-americano baseadas em documentos vazados pelo ex-funcionário da CIA Edward Snowden. O incidente ocorreu no último dia 18.

“O objetivo desta ação foi intimidar o livre trabalho jornalístico”, afirma o deputado Ivan Valente (Psol-SP), que pediu a audiência com o embaixador.

Durante o interrogatório, Miranda teve equipamentos confiscados. O governo brasileiro convocou o embaixador britânico para uma conversa no Itamaraty e o então ministro Antonio Patriota também cobrou explicações, por telefone, do chanceler britânico, William Hague.

O embaixador britânico já disse em entrevistas que as relações com o Brasil não foram prejudicadas e que o tema era “policial e jurídico” e, não, diplomático. Em nota divulgada no dia seguinte ao incidente, a Embaixada do Reino Unido também classificou a retenção do brasileiro como uma “questão operacional”.

Para Ivan Valente, é imprescindível o embaixador inglês vir prestar esclarecimentos aos fatos narrados, que “envolvem a violação de direitos fundamentais do cidadão brasileiro e da própria liberdade da comunicação e informação.”

Da Redação/ND
Com informações da Agência Brasil

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.