Relações exteriores

Deputada participa de reunião da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa

19/08/2013 - 21:52  

A deputada Janete Rocha Pietá (PT-SP) está em Lisboa (Portugal) nesta semana para representar a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara na reunião do Grupo de Trabalho da Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (AP-CPLP). A reunião tem início nesta segunda-feira (19) e prossegue até sexta-feira (23).

Arquivo/Lucio Bernardo Junior
Janete Rocha Pietá
Janete Pietá: "a CPLP tem desempenhado papel importante no diálogo entre as nações".

“Temos como missão estudar e apresentar propostas para revisão do estatuto e do regimento da Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa”, explicou a deputada.

Cooperação
A CPLP foi criada em 17 de julho de 1996, em Lisboa, e é constituída por oito Estados-membros (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Portugal, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste). Seus principais objetivos são a concertação político-diplomática, a cooperação em todas as suas formas e a promoção e a defesa da língua portuguesa, por meio de um intenso diálogo cultural.

“A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa tem desempenhado papel importante no diálogo entre as nações e fortalecido as relações de cooperação de intercâmbio no âmbito econômico, cultural e político”, afirmou Janete Rocha Pietá.

São órgãos da CPLP: a Conferência de Chefes de Estado e de Governo; o Conselho de Ministros; o Comitê de Concertação Permanente; o Secretariado Executivo; a Assembleia Parlamentar da CPLP; a Reunião dos Pontos Focais de Cooperação e as Reuniões Ministeriais.

A Assembleia Parlamentar reúne todos os Parlamentos nacionais dos Estados-membros, com o objetivo de apreciar as matérias relacionadas com a finalidade estatuária e a atividade da CPLP.

Da Redação/PT
Com informações da assessoria de imprensa da deputada Janete Rocha Pietá

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.