Meio Ambiente aprova fundo para financiar recomposição de áreas verdes urbanas
08/07/2013 - 18:04

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável aprovou, no último dia 12, proposta que institui o Fundo de Custeio da Ampliação das Áreas Verdes Arborizadas Urbanas, destinado à recuperação e ao desenvolvimento ambiental dos perímetros urbanos, por meio do custeio de projetos de plantio de árvores.
Receitas
- dotação orçamentária anual e os créditos suplementares correspondentes;
- créditos adicionais;
- auxílios, doações e contribuições de qualquer natureza;
- transferência de recursos, por meio de convênios ou ajustes com entidades de direito público ou organismos privados nacionais e internacionais;
- rendimentos, acréscimos ou juros decorrentes da aplicação de seus recursos ou do produto de operações financeiras;
- outras fontes não especificadas destinadas à implantação e desenvolvimento de seus programas;
- receitas decorrentes da alienação de certificados de redução de emissão de carbono.
Limite de financiamento
O fundo poderá custear projetos propostos por órgãos públicos ou entidades privadas, sendo que o limite máximo de financiamento com recursos do fundo será de 60% do seu custo total estimado. Serão proibidos o aditamento contratual para aumentar o valor aprovado originariamente e a concessão de novo custeio para complementar projeto já financiado pelo fundo ou por qualquer outro ente público ou privado.
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, ainda será analisada pelas comissões de Finanças e Tributação (inclusive quanto ao mérito); e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Reportagem – Marcello Larcher
Edição – Marcelo Oliveira