Ciência, tecnologia e Comunicações

Conselheiro apresenta relatório sobre direito de resposta ainda nesta semana

01/07/2013 - 20:41  

Pedro França - Agência Senado
Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional debate com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
Lemos: a proposição “está bastante madura" e as contribuições são passíveis de serem agregadas ao texto.

O conselheiro Ronaldo Lemos, do Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional, informou nesta segunda-feira (1º) que pretende distribuir seu relatório sobre o projeto de lei do direito de resposta até o fim desta semana. O PLS 141/11, do senador Roberto Requião (PMDB-PR), trata também da retificação de matéria divulgada, publicada ou transmitida por veículos de comunicação.

Segundo o relator, a proposição “está bastante madura" e as contribuições recebidas até agora são passíveis de serem agregadas ao texto. Ronaldo Lemos também adiantou que as intervenções do conselho são valiosas, mas pontuais, e não devem sugerir alterações profundas no projeto.

Como o Conselho de Comunicação Social tem caráter consultivo, as sugestões não necessariamente serão acolhidas. Aprovado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado no início de maio, o PLS 141/11 aguarda inclusão em Ordem do Dia para votação no Plenário do Senado.

Lia de Paula/Agência Senado
Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional debate com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Mesa (E/D): presidente do conselho curador da EBC, Ana Luiza Fleck Saibro; vice-presidente do conselho, Fernando Cesar Mesquita; e presidente do conselho, arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta.
Na reunião, os conselheiros ouviram a exposição do presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que completa cinco anos em 2013.

Audiência
Na reunião conduzida pelo presidente do órgão, o arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, os conselheiros também ouviram a exposição do presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que completa cinco anos em 2013. Nelson Breve defendeu investimentos no sistema digital público.

Já o vice-presidente do conselho, Fernando Cesar Mesquita, sugeriu que os veículos públicos ligados ao Executivo e ao Legislativo dialoguem para melhorar a comunicação com os jovens.

Comissões
Os conselheiros também definiram nesta segunda-feira os coordenadores das cinco comissões temáticas do conselho. Os grupos terão os seguintes coordenadores: Miguel Ângelo Cançado (Comissão de Marco Legal e Regulatório); Ronaldo Lemos (Comissão de Tecnologia de Informação e Comunicação); José Catarino do Nascimento (Comissão de Conteúdos em Meios de Comunicação); Alexandre Jobim (Comissão de Liberdade de Expressão e Participação Social); Gilberto Leifert (Comissão de Publicidade e Propaganda). Os coordenadores têm a tarefa de organizar agendas, convocar reuniões, zelar pelos prazos e comandar os trabalhos e as deliberações.

As comissões não têm poder deliberativo, mas a atribuição de apresentar estudos e pareceres que lhe forem encaminhadas pelo Congresso a respeito de Comunicação Social, em especial sobre liberdade de manifestação do pensamento, propaganda comercial, finalidades artísticas e culturais e outorga e renovação de concessões.

Da Redação – RCA
Com informações da Agência Senado

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.