Psol critica medidas previstas na MP de capitalização dos bancos
12/06/2013 - 20:34

O Psol manifestou-se contra a Medida Provisória 608/13. O líder do partido, deputado Ivan Valente (SP), disse que a MP vai "salvar os banqueiros amigos". Ele criticou, por exemplo, o dispositivo que permite a extinção da dívida dos bancos e a conversão de títulos em ações. "Essa MP dá respaldo ao sistema financeiro e aos bancos da pior forma possível", disse Ivan Valente.
O PPS também foi contra a medida.
Já o deputado José Genoíno (PT-SP) contestou Ivan Valente. Segundo ele, a MP não transfere dinheiro aos banqueiros, como disse o líder do Psol, mas dá garantias para que os credores tenham condições de receber o seu dinheiro numa eventual crise.
A proposta também foi defendida pelo PSDB e pelo DEM. O deputado Mendonça Filho (DEM-PE) ressaltou que parte do crescimento econômico do Brasil é consequência do aumento da capacidade de endividamento da população. "A base do crescimento se deu com as operações de crédito", disse.
Proer
DEM e PSDB, no entanto, criticaram o PT. O líder do DEM, deputado Ronaldo Caiado (GO), e o deputado Duarte Nogueira (PSDB-SP) lembraram que o partido, quando estava na oposição, criticou o Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento do Sistema Financeiro Nacional (Proer) feito pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. "O PT, à época do Proer, fez o maior carnaval no Plenário", ironizou Caiado.
Reportagem – Carol Siqueira
Edição – Pierre Triboli