Representação Brasileira no Parlasul analisa isenção de IPI para veículos elétricos
07/06/2013 - 18:32
A Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul (Parlasul) votará, na quarta-feira (12), projeto de lei do senador Eduardo Amorim (PSC-SE) que concede isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para automóveis movidos, exclusivamente, com energia elétrica (PLS 415/12). A isenção inclui a importação de carros elétricos dos países do Mercosul.
Segundo o senador, o projeto tem o objetivo de favorecer a aquisição desses veículos, que trarão ganhos ambientais e econômicos para a sociedade. Amorim explica que os automóveis movidos a energia elétrica, além de contribuírem para a redução da poluição atmosférica, por não emitirem gases poluentes, apresentam, por quilômetro rodado, um custo um terço menor do que o do etanol. "Além da obrigação estatal de proteção e preservação ambiental para as presentes e futuras gerações, todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem essencial à sadia qualidade de vida", argumenta o senador.
Se aprovada, a proposta ainda será analisada pelas comissões de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle; e de Assuntos Econômicos do Senado, em decisão terminativa, e depois pela Câmara.
Na reunião, marcada para as 14h30, a Representação do Parlasul ainda analisará requerimento de seu presidente, deputado Newton Lima (PT-SP), solicitando o comparecimento do embaixador Antônio José Pereira Simões em audiência pública a ser realizada pelo colegiado.
Da Redação – RCA
Com informações da Agência Senado