Qualidade dos serviços da Celg preocupa por falta de investimentos, diz Aneel
05/06/2013 - 11:52

O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Romeu Donizete Rufino, disse há pouco que a qualidade dos serviços de fornecimento de energia da Companhia Energética de Goiás (Celg) ainda é muito preocupante pelo fato de haver pouca aplicação em sua melhoria. A distribuidora ficou em penúltimo lugar no ranking da qualidade de serviço das distribuidoras de energia do país em 2012 feito pela Aneel.
“A Celg tem investido bem menos que o planejado. Isso nos preocupa porque não indica melhora na qualidade do serviço”, disse. O presidente da distribuidora, Leonardo Lins de Albuquerque, não veio para a reunião e nem justificou a ausência.
Rufino participa de audiência pública da Comissão de Defesa do Consumidor sobre os sucessivos apagões elétricos ocorridos nas regiões Centro-Oeste e Norte do País e os prejuízos causados aos consumidores devido às constantes quedas de energia.
Segundo ele, as Centrais Elétricas do Pará (Celpa), últimas colocadas entre as distribuidoras de grande porte (mercado faturado anual de energia maior que 1 terawatt/hora), e a Companhia Energética de Brasília (CEB) aumentaram seus investimentos em 2012 e devem ter melhora nos indicadores em 2013.
Confira o ranking completo no site da Aneel.
O ranking é elaborado com base em um indicador da agência estabelecido pela frequência e pela duração das quedas de energia.
O debate prossegue no plenário 8.
Continue acompanhando esta cobertura.
Reportagem – Tiago Miranda
Edição – Mariana Monteiro