Direitos Humanos

Homicídios de mulheres é tema de seminário na Câmara

28/05/2013 - 08:40  

Alexandra Martins
Violência contra a mulher
Mais de 92 mil mulheres foram mortas violentamente entre 1980 e 2010, segundo Mapa da Violência de 2012. 

Autoridades do Legislativo e do Judiciário brasileiro reúnem-se hoje no seminário “Femicídio no Brasil” para tentar traçar estratégias para evitar o aumento no número de assassinatos de mulheres no País. Segundo dados do Mapa da Violência no Brasil de 2012, entre 1980 e 2010, mais de 92 mil mulheres foram mortas violentamente, sendo 43,7 mil só na última década.

Organizado pela Frente Parlamentar Mista para o Aperfeiçoamento da Justiça Brasileira, em parceria com a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), o seminário visa a chamar a atenção do público em geral para o crescimento dos casos de homicídio de mulheres por razão de gênero. “Hoje, mulheres são mortas por serem mulheres. Esse é o foco desse debate e acho importante que seja na Câmara, que é o lugar do povo”, afirma o deputado Wellington Fagundes (PR-MT).

Também serão discutidas no seminário, a atuação da polícia neste tipo assassinato e a eficiência da justiça criminal. “O objetivo é fazer com que as ações propostas e apresentadas no evento sejam integradas e articuladas para fazer com que esse fenômeno seja minimizado”, explica Fagundes.

Se seu navegador não puder executar o áudio, <a href='http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/audios/13eeb654a8b.mp3' _fcksavedurl='http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/audios/13eeb654a8b.mp3'>obtenha o áudio</a> e salve-o em seu computador.

Ouça a entrevista com o deputado Wellington Fagundes.

Já confirmaram presença no evento o presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, desembargador Dácio Vieira; a representante da ONU no Brasil, Rebeca Tavares; e o presidente da AMB, Nelson Calandra.

O seminário será realizado pela manhã (9 horas) e à tarde (14 horas) no auditório Freitas Nobre, na Câmara.

Da Redação/ND

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.