Plenário vota MP do Brasil Carinhoso hoje e, nesta quarta, a MP dos Portos
07/05/2013 - 17:12
O Colégio de Líderes decidiu que o Plenário só vai votar hoje a Medida Provisória 590/12, do Brasil Carinhoso, que inclui as famílias com crianças e adolescentes de idades entre 7 e 15 anos entre as beneficiárias do programa de superação da extrema pobreza. O prazo da MP vence na quinta-feira (9). O líder do PT, deputado José Guimarães afirmou que pode haver ainda, hoje, a votação da urgência de um projeto sobre a criação de novos municípios. Ele disse que o Psol e o PT são contra a urgência dessa proposta.
Amanhã, os deputados vão votar a MP 593/12, que permite às instituições privadas de ensino superior, profissional e tecnológico participarem voluntariamente do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), e a MP dos Portos (595/12).
O líder do PSDB, deputado Carlos Sampaio (SP), disse que o partido não vai obstruir a MP dos Portos e que a maior oposição vem dos partidos da base aliada. Já o deputado José Guimarães disse que eles estão evoluindo em um acordo com o PMDB para que não haja obstrução na MP dos Portos. Ele garantiu que essa MP será votada nesta quarta “perdendo ou ganhando”.
Guimarães disse que o governo discutiu à exaustão a MP dos Portos na comissão mista e afirmou que não vai admitir que apareçam novos temas durante a discussão da MP em Plenário. Ele disse que, se surgirem novas questões, o governo pode recuar em tudo o que foi construído em relação às mudanças feitas na comissão mista e passar a defender o texto original da MP. “Esticar a corda nunca é o melhor caminho. O que não dá é para avançarmos além do que foi discutido na comissão especial. Se houver radicalização, nós radicalizaremos.”
Reportagem - Carol Siqueira
Edição - Newton Araújo