Política e Administração Pública

Criação de cargos para o PSD provoca divergências em Plenário

20/03/2013 - 19:12  

O líder do DEM, deputado Ronaldo Caiado (GO), disse que resistirá à criação de espaço para acomodar o PSD na Câmara, partido criado principalmente a partir de uma dissidência de deputados do próprio DEM. “Vamos resistir em Plenário. Até aqui, concordamos com os acordos, mas cada partido sofreu penalizações”, disse.

Segundo Caiado, os acordos para dar espaço ao PSD motivaram a Câmara a propor a criação de 38 cargos e a desmembrar o cargo de corregedor do cargo de 2º vice-presidente da Casa. Os dois projetos estão na pauta de votações de hoje.

O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, lembrou que o compromisso de criação dos cargos foi feito pelo ex-presidente Marco Maia, que pediu que a criação ocorresse em duas etapas.

Dessa forma, 66 cargos e funções foram criados no ano passado para estruturar a liderança do PSD na Câmara. “E o ex-presidente fez isso de forma acertada, em respeito a um partido que tem 51 membros nesta Casa e que precisa ser valorizado”, disse Alves.

Mais cedo, o líder do PSD, deputado Eduardo Sciarra (PR), disse que o partido preferia que os cargos tivessem sido redistribuídos, mas aceitou um acordo para a criação de cargos apenas nesta legislatura para que outros partidos não fossem prejudicados. “Nosso partido foi reconhecido pelo TSE, pelo Supremo e pela Câmara. Estamos reivindicando nosso direito.”

O deputado Júlio Delgado (PSB-MG) também criticou a medida, dizendo que toda a estrutura de cargos deveria ser repensada e que há uma distorção entre partidos de mesmo tamanho.

Continue acompanhando a cobertura desta sessão.

Assista ao vivo

Reportagem – Marcello Larcher
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PRC 178/2013

Íntegra da proposta