Audiências discutirão conscientização sobre mudanças climáticas
12/03/2013 - 18:41

A Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas realiza na próxima terça-feira (19), às 11 horas, evento em comemoração ao Dia Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas.
O evento dá início ao ciclo de audiências públicas previsto no plano de trabalho para 2013, elaborado pelo relator do colegiado, deputado Sarney Filho (PV-MA), e aprovado na reunião desta terça-feira (12).
O debate abordará o cumprimento das metas brasileiras estabelecidas na Rio+20, e projetos de conscientização da população sobre as mudanças climáticas, assim como o papel das escolas e dos programas educacionais na busca da sustentabilidade ambiental.
“Os efeitos das mudanças climáticas estão presentes hoje em dia. Não podemos ignorar que esses efeitos envolvem desde a produção agrícola até o modo de vida do povo brasileiro. Nossas maiores emissões são oriundas do desmatamento e das queimadas, mas não podemos esquecer as ações do homem nas áreas urbanas” ressaltou Sarney Filho.
Convidados
Dentre os convidados, estão o secretário-executivo do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, Luiz Pinguelli Rosa, e o diretor do Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Nilo Sergio de Melo Diniz.
Como forma de buscar maiores subsídios e soluções efetivas para o combate as questões climáticas, a comissão, formada por deputados e senadores, realizará uma série de debates em Brasília e em outras capitais.
Serão ao todo 13 audiências públicas que abordarão temas como: desertificação, segurança hídrica, geração de energia limpa, sustentabilidade ambiental do setor agrícola, biodiversidade, desmatamento, redução de riscos e catástrofes ambientais, transferência de tecnologia no âmbito da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, entre outros temas importantes.
Vertentes
Ao apresentar a versão final do plano de trabalho da comissão, Sarney Filho ressaltou as duas vertentes que sustentam sua proposta. Em primeiro lugar, mitigação e adaptação aos efeitos das mudanças climáticas, que, segundo observou, já influenciam os modos de produção e vida dos brasileiros. “O domínio sobre esta variável é importante para a formatação das políticas públicas de prevenção e combate a desastres naturais”, acrescentou.
A outra vertente está focada no controle da emissão de gases do efeito estufa. Ao comentar a questão, Sarney Filho assinalou a particularidade do Brasil em relação a outros países, caracterizada pela participação expressiva do desmatamento no lançamento de poluentes na atmosfera.
Por sugestão da presidente da comissão, senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), deverá ser realizado um seminário nacional de legisladores, entre outubro e novembro deste ano, em Brasília, onde serão analisadas as políticas de enfrentamento das mudanças climáticas.
A senadora explicou que o evento será preparatório à participação de membros da comissão na 19ª Conferência das Partes (COP-19) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima, agendada para o período de 11 a 22 de novembro em Varsóvia, na Polônia.
Da Redação – RCA
Com informações da Agência Senado