Política e Administração Pública

Líder do PT diz que comissões foram criadas para acomodar PSD

19/02/2013 - 17:27  

O líder do PT, deputado José Guimarães (CE), reconheceu que as duas comissões que serão criadas a partir do desmembramento das comissões de Turismo e Desporto e de Seguridade Social e Família deverão acomodar o PSD na Câmara. "Esse desmembramento dá mais estabilidade ao conjunto dos partidos na Casa", disse.

Mais cedo, o líder do PSDB, deputado Carlos Sampaio (SP), dissera que as comissões foram desmembradas para dar mais evidência aos temas, não para acomodar partidos. A Comissão de Seguridade Social e Família dará origem às comissões de Saúde e Comissão de Seguridade Social; enquanto a Comissão de Turismo e Desporto será dividida em comissões de Turismo e de Desporto.

O PSD foi criado em 2011, mas apenas neste ano teve reconhecido o direito de participar do cálculo de proporcionalidade e presidir comissões ou ter assento na Mesa Diretora. A decisão da Câmara seguiu o posicionamento do Judiciário, que deu ao partido o direito de tempo de televisão e fundo partidário, apesar de o partido não ter participado de eleições. Com o avanço do PSD, que presidirá duas comissões, DEM e PR perderiam tal direito, que poderá ser resgatado com a criação das novas comissões.

Guimarães disse que o PT almeja as presidências de quatro comissões na Casa: de Relações Exteriores e Defesa Nacional; de Constituição e Justiça e de Cidadania; de Direitos Humanos; e da recém-criada Comissão de Saúde.

Reportagem – Carol Siqueira
Edição – Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.