Saúde

Projeto aumenta representação de dentistas na Câmara de Saúde Suplementar

28/01/2013 - 16:55  

Arquivo/Brizza Cavalcante
Dr. Grilo
Segundo Dr. Grilo, a entidade “não pode se desviar de seus objetivos, legalmente definidos”.

O Projeto de Lei 4640/12, do deputado Dr. Grilo (PSL-MG), inclui três novas categorias representativas dos dentistas na composição da Câmara de Saúde Suplementar (CSS). Pelo texto, passam a integrar o órgão a Associação Brasileira de Odontologia (ABO), a Federação Interestadual de Odontologia (FIO) e a Federação Nacional de Odontologia (FNO).

Atualmente os dentistas já são representados na entidade pelo Conselho Federal de Odontologia. Segundo Dr. Grilo, no entanto, por ser responsável pela fiscalização e regulamentação do exercício profissional da odontologia, a entidade “não pode se desviar de seus objetivos, legalmente definidos”.

Justificativa
O deputado explica que a ABO é uma entidade de utilidade pública sem fins lucrativos. De acordo com ele, a associação possui uma rede de capacitação e divulgação científica em Odontologia, além de escolas de aperfeiçoamento profissional, que oferecem atendimento odontológico gratuito à população.

Já a FIO e a FNO, conforme afirma, defendem os interesses dos profissionais da odontologia. “Seus objetivos são unificar as demandas dos dentistas nos estados, propondo e defendendo a categoria em questões como formação profissional, mercado de trabalho, convênio e credenciamentos”.

Tramitação
A proposta ainda aguarda despacho do Presidente da Câmara para começar a tramitar na Casa.

Reportagem - Maria Neves
Edição - Juliano Pires

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 4640/2012

Íntegra da proposta