Educação, cultura e esportes

Comissão aprova regras para fechamento de escola rural

17/12/2012 - 12:57  

Arquivo/ Leonardo Prado
Waldenor Pereira
Pereira: proposta visa a preservar a existência das escolas do campo.

A Comissão de Educação e Cultura aprovou na última quarta-feira (12) o Projeto de Lei 3534/12, do Executivo, que exige manifestação do órgão colegiado do sistema de ensino local antes de autorizar o fechamento de escolas rurais. Caberá ao órgão avaliar a justificativa apresentada pela Secretaria de Educação; o diagnóstico de impacto da ação; e a manifestação da comunidade escolar.

O projeto altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96).

De acordo com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, nos últimos cinco anos mais de 13 mil escolas do campo foram fechadas. O ministro argumenta que, em muitos casos, esses fechamentos “causam transtornos para a população rural que, ou deixa de ser atendida, ou passa a demandar serviços de transporte escolar para que seus filhos tenham acesso à escola”.

O relator, deputado Waldenor Pereira (PT-BA), foi favorável à matéria. Para ele, a medida poderá diminuir o fechamento de escolas, assim como estimular a abertura de mais escolas na zona rural, “que passarão a ter fortalecido o apoio oficial e comunitário para a continuidade de suas atividades”.

Tramitação
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada agora pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Lara Haje
Edição – Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta