Política e Administração Pública

Bancadas de MG e RJ definem prioridades para o Orçamento 2013

13/12/2012 - 18:31  

Arquivo/ Leonardo Prado
Fábio Ramalho
Fábio Ramalho: emendas da bancada de Minas priorizam saúde e educação.

As bancadas do Rio de Janeiro e de Minas Gerais definiram as áreas prioritárias para receber recursos nas emendas apresentadas ao projeto de lei orçamentária de 2013 (PLN 24/12).

Os parlamentares de Minas Gerais priorizaram os setores de transporte, saúde e educação. Deputados e senadores mineiros apresentaram 16 emendas ao relatório-geral do Orçamento, que ultrapassaram R$ 1,7 bilhão.

Já os parlamentares do Rio de Janeiro priorizaram os recursos para a saúde e para obras de infraestrutura. A bancada apresentou à Comissão Mista de Orçamento 19 emendas no valor de R$ 1,8 bilhão.

O relator-geral do Orçamento, senador Romero Jucá (PMDB-RR), fez alguns ajustes na disponibilidade de dinheiro para as emendas de bancada. Os coordenadores de cada estado vão definir como a verba vai ser utilizada.

Saúde e educação
O coordenador de Minas Gerais na Comissão de Orçamento, deputado Fábio Ramalho (PV), ressaltou que as principais emendas tratam de saúde e educação.

“Essa questão do transporte escolar, do mobiliário, o reaparelhamento de alguns hospitais que estão ficando prontos e também as UBS [unidades básicas de saúde]”, disse Ramalho. “[Também] destinamos recursos para as universidades, tanto estadual como federal.”

Deputados e senadores mineiros também solicitaram recursos para o Rodoanel de Belo Horizonte, para adequação de uma ferrovia em Juiz de Fora e para a compra de máquinas para recuperar estradas vicinais em municípios com até 50 mil habitantes.

Luiz Cruvinel
Hugo Leal
Hugo Leal: ampliação de programas de saúde da família está entre as prioridades do Rio.

Rio de Janeiro
Um dos coordenadores da bancada do Rio de Janeiro, deputado Hugo Leal (PSC), disse que a prioridade dos recursos para o estado é a ampliação dos programas de saúde da família em todo o Rio e do atendimento hospitalar na região da Baixada Fluminense. “Também fizemos uma previsão de recursos para a área de epidemiologia e para a prevenção da tuberculose e de outras doenças transmissíveis”, declarou.

Segundo o deputado, as emendas ainda vão beneficiar diversas obras de infraestrutura no estado, como a construção de uma via alternativa ao porto do Rio de Janeiro, a ampliação do metrô (linha 3), a expansão do campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro e a recuperação de áreas de habitação popular.

Hugo Leal disse que espera a liberação de cerca de 1/3 dos recursos solicitados para o estado.

A votação da proposta orçamentária de 2013 na Comissão Mista de Orçamento está prevista para a próxima terça-feira (18). Na quarta-feira (19), o Orçamento pode ser votado em sessão do Congresso Nacional.

Da Reportagem/Rádio Câmara
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta