Comissão discutirá financiamento de mídias alternativas
27/11/2012 - 19:43
A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática realizará audiência pública e mesa-redonda para analisar formas de financiamento de mídias alternativas.
A deputada Luciana Santos (PCdoB-PE), que solicitou os debates, assinala que a internet derrubou barreiras e permitiu um maior acesso à informação. Ela cita como exemplo dessa explosão de comunicação o surgimento do movimento dos chamados “Blogueiros Progressistas”. Um movimento que permite a participação de toda sociedade: intelectuais, jornalistas, políticos, personalidades, formadores de opinião, estudantes, donas de casa, etc.
“Todos têm em comum necessidade de comunicar, produzir informação seja ela, política, cultural, educacional ou de formação. Existe assim, a necessidade de se criar mecanismos que possam democratizar o acesso, a produção e a divulgação da informação”, declarou Luciana Santos.
Na opinião da deputada, defender o direito à comunicação para todas as pessoas e garantir ferramentas para que a democratização seja efetiva e real, é fundamental para tornar a sociedade cada vez mais esclarecida e preparada para a análise crítica dos fatos e a superação de suas deficiências.
Embora esse debate ainda não esteja inserido como prioridade nas reivindicações dos movimentos sociais, a deputada considera que grande parte da sociedade já consegue ver de forma crítica esta nova realidade. “A mobilização dos movimentos e entidades ligadas à comunicação no estado de Pernambuco têm buscado alternativas para tornar a produção e a difusão de conteúdos uma realidade para a grande parcela da população excluída desse processo.”
Para ampliar o debate sobre o tema, a Comissão de Ciência e Tecnologia criou uma Subcomissão Especial para analisar formas de Financiamento de Mídias Alternativas.
A comissão pretende fazer, além da audiência pública, a mesa-redonda no estado de Pernambuco, com a presença de especialistas em comunicação, para analisar formas de financiamento de mídias alternativas.
Para a audiência pública serão convidados:
- o coordenador-executivo do Coletivo Brasil de Comunicação Social (Intervozes), João Brant;
- o diretor-executivo da Associação Brasileira de Empresas e Empreendedores da Comunicação (Altercom), Renato Rovai;
- o presidente da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Daniel Slavieiro; e
- o gerente-geral da TV Pernambuco (TVPE), Roger de Renor.
Para a mesa-redonda:
- o professor doutor em Comunicação da Universidade de Brasília (UnB) Venício Lima;
- o secretário-geral do Centro de Estudos de Mídia Alternativa Barão de Itararé, Altamiro Borges; e
- o representante do Centro de Cultura Luiz Freire, Ivan Moraes Filho.
Ainda não há data marcada para audiência, nem para a mesa-redonda.
Da Redação - RCA