TV Câmara chegará a mais 4,5 milhões de pessoas em sinal aberto e gratuito
Recife, Rio Branco, Natal e Curitiba serão as próximas capitais a integrar a Rede Legislativa de TV Digital
05/09/2012 - 14:38

O presidente da Câmara, Marco Maia, assinou, nesta quarta-feira (5), um convênio que permite estender o sinal aberto da Rede Legislativa de TV Digital para as assembleias legislativas de Pernambuco, Acre, Rio Grande do Norte e Paraná, e para as câmaras municipais de Natal e de Curitiba. A assinatura do documento é o primeiro passo para que essas unidades legislativas possam adquirir os equipamentos necessários para integrar a rede e utilizar os recursos da multiprogramação e da transmissão em alta definição. O convênio deverá favorecer 4,5 milhões de telespectadores.
O recurso da multiprogramação permite que o mesmo canal (61) seja compartilhado por até quatro emissoras diferentes, o que, na prática, representa a possibilidade de veicular simultaneamente os sinais da TV Câmara, da TV Senado, da TV Assembleia e da TV Câmara Municipal. O sinal da TV digital chega às casas dos telespectadores de graça, em sinal aberto. Cada emissora tem programação em horário integral.
“Nós estamos apostando, mais uma vez, nessa interação que deve existir entre o cidadão e o Poder Legislativo”, disse Maia. “O cidadão precisa conhecer mais as ações, aquilo que é votado e o que está sendo discutido em todas essas casas legislativas”, defendeu o presidente da Câmara dos Deputados.
Em total acordo, o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Ricardo Motta, ressaltou que o convênio representa um momento histórico para os legislativos de todo o País. “Vamos poder levar a grade de programação [das emissoras legislativas] e a qualidade de imagem dos debates e das audiências publicas até o cidadão, que será o maior beneficiado”, completou Motta.
Atualmente, a Rede Legislativa está no ar em São Paulo, Belo Horizonte e Fortaleza. A operação em Porto Alegre será inaugurada na terça-feira (11).
Pioneirismo
A Rede Legislativa de TV Digital é um projeto da Câmara dos Deputados, criado em 2006, para garantir a expansão do sinal da TV Câmara com o menor custo possível. Os canais que integram a rede são os operados pela Câmara, pelo Senado Federal e por assembleias legislativas e câmaras municipais. Hoje, essas emissoras já existem nos serviços de TV por assinatura e antenas parabólicas.
Reportagem – Murilo Souza
Edição – Marcelo Oliveira