Agropecuária

Comissão aprova programa para incentivar plantio de bucha vegetal

13/07/2012 - 12:52  

Diógenis Santos
Junji Abe
Abe destaca a possibilidade de geração de emprego e renda.

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural aprovou na quarta-feira (11) o Projeto de Lei 28/11, do deputado Weliton Prado (PT-MG), que institui o programa "A Bucha Vegetal Brasileira", destinado a promover o plantio e o consumo de bucha vegetal no mercado nacional.

Segundo o texto, ficam habilitados a participar do programa os pequenos agricultores e produtores rurais. A proposta prevê capacitação e assistência técnica, como forma de elevar a produtividade, com a adoção de práticas corretas de plantio, cultivo e extração.

O relator, deputado Junji Abe (PSD-SP), elogiou a proposta e afirmou que a cultura da bucha vegetal é responsável pela geração de emprego e renda em comunidades rurais pobres.

Sustentabilidade ambiental
Fruto de uma planta trepadeira de origem africana, a bucha vegetal é uma cultura tradicional no Brasil. A partir de 1950, passou a sofrer a concorrência das esponjas sintéticas e perdeu espaço no mercado.

A bucha vegetal é um produto não poluente, biodegradável – ao ser descartado pode tornar-se adubo orgânico –, enquanto a bucha sintética constitui um resíduo sólido de difícil degradação.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Tiago Miranda
Edição – Wilson Silveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta