Meio ambiente e energia

Marco Maia considera avanço aprovação de texto brasileiro na Rio+20

19/06/2012 - 18:41  

O presidente da Câmara, Marco Maia, considerou um avanço a aprovação, nesta terça-feira, do texto que será levado para a negociação dos chefes de Estado que participam, no Rio de Janeiro, da Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. "Quando assessores, embaixadores, quando a diplomacia consegue construir um texto de acordo, isso já é um grande avanço que dá conta da produção de entendimentos que levem à construção de políticas mais sólidas de proteção ao meio ambiente no mundo", disse Maia. A versão final foi proposta pelo Brasil, que liderou a negociação.

O papel dos parlamentos nesse processo é o de cobrar o cumprimento do acordo, conforme observou o presidente Marco Maia. "A intenção de todos os parlamentos do mundo é dar atenção prioritária aos temas que forem aprovados na Rio+20. Nós vamos montar, inclusive, articulações entre os parlamentos para cobrar que as medidas provadas aqui sejam efetivamente colocadas em prática. A minha expectativa, como é a expectativa do Parlamento brasileiro, é que nós tenhamos medidas concretas, efetivas e, principalmente, compromisso dos governantes de colocar em prática aquilo que for aprovado pela Rio+20."

Cúpula Mundial de Legisladores
A iniciativa dos parlamentos foi firmada no último fim de semana, durante a Cúpula Mundial de Legisladores, evento vinculado à Rio+20 que contou com a presença de cerca de 300 parlamentares de mais de 80 países. Os integrantes da cúpula firmaram acordo de se reunir a cada dois anos, no Rio de Janeiro, para avaliar os avanços na implementação dos compromissos definidos durante a conferência da ONU.

Segundo Marco Maia, que participou do encontro, os parlamentos também deverão propor aos chefes de Estado medidas para a construção de cidades sustentáveis.

O presidente da Câmara retorna ao Rio nesta quarta-feira, para acompanhar a presidente Dilma Rousseff no evento.

O segmento oficial da Rio+20, quando os chefes de Estado e de governo vão analisar o texto acordado pelos delegados, começa nesta quarta-feira (20) e segue até sexta-feira (22).

Reportagem - Idhelene Macedo
Edição - Regina Céli Assumpção

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.