Política e Administração Pública

Parlamentos fiscalizarão o cumprimento de compromissos da Rio+20, diz Maia

19/06/2012 - 14:06  

O presidente da Câmara,  Marco Maia, afirmou nesta terça-feira que os parlamentos de todo o mundo terão o papel de fiscalizar os compromissos definidos na Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que está sendo realizada no Rio de Janeiro.

Maia participou, no último fim de semana, da Cúpula Mundial de Legisladores, evento vinculado à Rio+20, que contou com a presença de cerca de 300 parlamentares de mais de 80 países. Os integrantes da cúpula firmaram o acordo de se reunir a cada dois anos, no Rio de Janeiro, para avaliar os avanços na implementação dos compromissos definidos na Rio+20.

Segundo o presidente, os parlamentos também terão o papel de propor medidas aos chefes de Estado para a construção de cidades sustentáveis. Maia retorna ao Rio de Janeiro nesta quarta-feira (20) para acompanhar a presidente Dilma Rousseff no evento.

Perspectivas de votação
Marco Maia voltou a afirmar que esta semana é atípica na Câmara, em virtude da presença de grande número de parlamentares na Rio+20. Porém, ele acredita que haverá quórum nesta terça-feira para as votações em Plenário. “Mas não sei se haverá acordo para as votações”, ponderou. Segundo ele, a reunião de líderes hoje à tarde definirá as perspectivas de votação.

Reportagem – Lara Haje
Edição – Wilson Silveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.