Trabalho, Previdência e Assistência

Seguridade aprova três folgas no ano para fazer exame preventivo de câncer

05/06/2012 - 19:54  

Arquivo/ Beto Oliveira
Eleuses Paiva
Paiva: mudanças feitas pelo Senado aprimoram proposta da Câmara.

A Comissão de Seguridade Social e Família aprovou na quarta-feira (30) duas emendas do Senado a uma proposta da Câmara que permite ao trabalhador ausentar-se do serviço, sem corte no salário, para realizar exames preventivos de câncer. A medida está prevista no Projeto de Lei 843/07, do deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA), aprovado pela Câmara em 2008.

Uma das emendas do Senado restringe as faltas a no máximo três dias a cada 12 meses trabalhados. A outra elimina o primeiro artigo, que praticamente repetia a ementa da proposta.

O relator, deputado Eleuses Paiva (PSD-SP), recomendou a aprovação das modificações por entender que elas aprimoram o texto. Em relação à restrição ao número de faltas, ele disse que a medida evitará possíveis abusos. “Não são necessários mais do que três dias para a realização desses exames. É claro que, caso venha a ser diagnosticada doença maligna, será necessário período maior, mas já não se trata de exames preventivos”, observou.

A proposta altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT - Decreto-Lei 5.452/43), que já prevê outras situações em que o empregado pode faltar ao trabalho sem prejuízo do salário.

Tramitação
As emendas ainda serão analisadas pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois, serão votadas pelo Plenário.

Reportagem - Noéli Nobre
Edição – Daniella Cronemberger

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta