Deputado pede medidas para aumentar competitividade da indústria
22/05/2012 - 19:14
O presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, deputado Márcio Reinaldo Moreira (PP-MG), afirmou nesta terça-feira (22) que o Legislativo precisa pensar em medidas de longo prazo que garantam investimento e competitividade à indústria brasileira.

Segundo o deputado, o governo está adotando apenas medidas de curto prazo para não estagnar a indústria.
Ao comentar a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para compra de automóveis até agosto, o deputado disse que essa é uma resposta para um único setor, e não uma política econômica ou industrial.
“Não vai resolver muito, nós temos de mostrar caminhos estruturantes, definir o que o IPI vai ser no futuro ou fazer a reforma tributária. Medidas de três ou quatro meses não vão resolver problemas”, disse.
Ações do governo
O deputado Newton Lima (PT-SP) afirmou, no entanto, que o governo lançou ações de combate estrutural desses problemas, prevista nas medidas provisórias da segunda etapa do Plano Brasil Maior (MPs 563/12 e 564/12).
Segundo ele, a proposta é criar 19 comitês de competitividade para enfrentar o comércio exterior desleal em áreas críticas. “Será uma lente de aumento para cada um desses setores, para que governo e empresários tenham um canal de comunicação”, disse.
Já o secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Márcio Holland, defendeu a política de incentivos fiscais por setor, e disse que o governo tem tentado desonerar de forma organizada, principalmente investimento e inovação. Segundo ele, dos R$ 39,2 bilhões em desonerações no ano passado, R$ 11,4 bilhões foram para investimento.
Seminário
A discussão dessas medidas se deu no seminário "Desafios da Indústria Brasileira frente à Competitividade Internacional", que prossegue nesta quarta-feira (23). O evento é promovido por quatro comissões da Câmara: de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; de Trabalho, Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática.
Reportagem – Marcello Larcher
Edição – Pierre Triboli