Política e Administração Pública

Construtora supostamente envolvida com Cachoeira entrega documentos à CPMI

25/04/2012 - 16:52  

O novo presidente da construtora Delta, Carlos Alberto Verdini, entregou nesta quarta-feira uma caixa de documentos à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga as relações do contraventor Carlinhos Cachoeira com agentes públicos e privados.

A Delta está sob investigação da Polícia Federal por supostos envolvimentos com o contraventor e pode ser um dos focos de apurações da CPMI. Verdini substituiu hoje o ex-presidente da companhia, Fernando Cavendish, que renunciou ao cargo após ter seu nome relacionado com Cachoeira.

Em comunicado divulgado pelo presidente da Delta, a empresa informa que foi determinada “uma ampla auditoria para averiguar as práticas da diretoria no Centro-Oeste”. O ex-diretor da Delta no Centro-Oeste, Cláudio Abreu, foi afastado do cargo após divulgação de escutas telefônicas da Polícia Federal em que ele aparece em negociações com o esquema de Cachoeira. Segundo o Ministério Público do Distrito Federal, Cláudio Abreu foi preso hoje pela Polícia Federal.

De acordo com o presidente da Delta, a auditoria na empresa tem como objetivo “verificar em que extensão essas ações foram executadas burlando os procedimentos de controle praticados na companhia”. O comunicado da empresa afirma ainda que as conclusões da auditoria serão “colocadas à disposição das autoridades competentes, sem quaisquer ressalvas,” tão logo seja terminado o procedimento investigatório.

A secretaria da CPMI informou que já comunicou ao presidente do colegiado, senador Vital do Rêgo Filho (PMDB-PB), a entrega dos documentos pela Delta. A CPMI, que foi instalada oficialmente nesta quarta-feira, já recebeu um total de 162 requerimentos para ouvir testemunhas e conseguir documentos de investigações oficiais.

Reportagem – Rodrigo Bittar
Edição – Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.