Política e Administração Pública

Não há influência do governo na CPMI, dizem Maia e líder do PT

20/04/2012 - 14:40  

J.Batista
Presidente da Câmara, Marco Maia, concede entrevista
Marco Maia: deputados não podem transformar a CPMI em mera disputa entre governo e oposição.

O presidente da Câmara, Marco Maia, e o líder do PT, deputado Jilmar Tatto (SP), voltaram a negar que haja qualquer interferência do governo na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) sobre as relações do contraventor Carlinhos Cachoeira com agentes públicos e privados. Segundo os parlamentares, não há influência da presidente Dilma Rousseff ou do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na escolha, por exemplo, do nome do relator da comissão, vaga que será destinada a um deputado do PT.

“Essa questão de que haveria interferência de A, B ou C para turbinar ou abafar a CPMI faz parte da imaginação de alguns. Não há nenhuma interferência. A CPMI vai cumprir o seu papel de investigar”, disse Marco Maia.

Relatoria
O PT trabalha com seis ou sete nomes de parlamentares para ocupar a relatoria. “Somos 85 deputados. Eu tenho por método conversar com todos, apesar de a prerrogativa de decidir ser minha”, destacou Tatto.

O partido também não indicou nenhum dos três integrantes titulares a que terá direito na comissão. Jilmar Tatto garantiu que os nomes serão anunciados até as 19h30 da terça-feira (24), prazo final para a indicação, pelas legendas, dos 15 deputados, 15 senadores e 30 suplentes que vão fazer parte da CPMI. A presidência do colegiado ficará com o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB).

Marco Maia e Jilmar Tatto negaram ainda a possibilidade de a comissão se tornar palco para negociação de cargos ou emendas parlamentares. “Tenho feito um apelo para que se indiquem deputados que não transformem a CPMI numa disputa meramente política entre oposição e situação”, afirmou Maia.

A CPMI, segundo o presidente, vai investigar em todas as direções, o que inclui políticos, gestores públicos, procuradores, juízes e até veículos de comunicação que tenham relação com Cachoeira.

Reportagem – Noéli Nobre
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.