Política e Administração Pública

Relator: 1ª providência da CPMI será ter acesso aos inquéritos sobre Cachoeira

24/04/2012 - 19:12  

O relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPMI) do Cachoeira, deputado Odair Cunha (PT-MG), disse que a primeira medida que vai sugerir ao colegiado será a aprovação de um requerimento para que os parlamentares tenham acesso aos dois inquéritos que tratam das Operações Vegas e Monte Carlo, da Polícia Federal (PF), que se encontram no Supremo Tribunal Federal (STF). Essas operações investigaram as atividades ilegais do contraventor Carlinhos Cachoeiera.

Segundo o deputado, a partir dessas informações é que será definido um cronograma de depoimentos na comissão. “Vamos começar pelos inquéritos da PF, que têm dados muito mais amplos do que as informações que saíram na imprensa.” Questionado se Cachoeira seria um dos primeiros a ser ouvido, o relator afirmou que é claro ele deporá na CPMI, mas que isso acontecerá no momento adequado.

Confira os nomes de deputados indicados para a CPMI.

Não às sub-relatorias
O presidente da CPMI, senador Vital do Rêgo Filho (PMDB-PB ), e Odair Cunha afirmaram serem contrários à possibilidade de a CPMI criar sub-relatorias para acelerar as investigações. Segundo o presidente, a criação de sub-relatorias poderia trazer alguns problemas, como “facilitar o vazamento” de documentos sigilosos que estão no STF.

O presidente também afirmou que vai debater com os integrantes da comissão a hipótese de suspender os trabalhos da CPMI no período de recesso parlamentar e das eleições municipais. “Precisamos compatibilizar o calendário eleitoral com os trabalhos da CPMI. Devemos ter uma decisão madura sobre esse assunto.”

Os dois parlamentares rechaçaram a hipótese de a oposição, que tem menos representantes entre os integrantes do colegiado, ter menos espaço nas discussões. “O direito de voz será garantido pela presidência”, disse Vital, enquanto Odair Cunha falou que todos os parlamentares terão acesso a todos os documentos e a mesma responsabilidade sobre eles. “Esse será um trabalho coletivo”, disse Odair.

Vital afirmou que não pretende abandonar a função de relator da Lei Geral da Copa no Senado, mas Odair informou que vai pedir a saída da comissão de sindicância que investiga a participação de deputados no esquema de Cachoeira por se tratar de um assunto semelhante ao CPMI, por não ter tempo para fazer os dois trabalhos.

Reportagem – Rodrigo Bittar
Edição – Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.