PSDB quer convocação dos governadores de GO e DF na CPMI do Cachoeira
24/04/2012 - 19:00
O líder do PSDB, deputado Bruno Araújo (PE), disse que o partido vai requerer a convocação dos governadores de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), e do DF, Agnelo Queiroz (PT), para prestar esclarecimentos à comissão parlamentar mista de inquérito (CPMI) que vai investigar os negócios do contraventor Carlos Cachoeira com agentes públicos e privados. A composição da CPMI será oficializada na noite desta terça-feira, durante sessão do Congresso.
"O governador Marconi Perillo virá e tem todo o apoio do PSDB para participar com esclarecimentos na CPMI. Esperamos que o PT tenha o mesmo desprendimento", disse o líder.
A divulgação das escutas telefônicas da Operação Monte Carlo, da Polícia Federal, já resultou no afastamento da chefe de gabinete do governador de Goiás, Eliane Pinheiro, e do chefe de gabinete do governador do DF, Cláudio Monteiro, por denúncias de envolvimento nos negócios do contraventor. A operação investigou o esquema operado por Carlinhos Cachoeira.
O deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS) destacou que, embora a oposição tenha um número reduzido de participantes na CPMI, os parlamentares vão tentar investigar os esquemas empresariais. “A CPI é um instrumento importante porque é mais rápida do que a Polícia Federal", assinalou.
Integrantes da CPMI
Bruno Araújo criticou a indicação do deputado Delegado Protógenes (PCdoB-SP) para compor a comissão, já que escutas revelam conversas do parlamentar com um dos arapongas de Cachoeira. O fato levou o PSDB a requerer a investigação de Protógenes pela Corregedoria da Câmara.
Confira os nomes já indicados para a CPMI
Reportagem – Carol Siqueira
Edição – Pierre Triboli