CPMI do Cachoeira pode ser criada amanhã, diz vice-presidente do Congresso
Após mobilização de partidos, deputados e senadores conseguem número de assinaturas maior do que o necessário para instalação da CPMI.
18/04/2012 - 12:33
Está prevista para amanhã a criação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que vai investigar as relações do contraventor Carlinhos Cachoeira com agentes públicos e privados. A informação foi dada há pouco pela vice-presidente do Congresso Nacional, deputada Rose de Freitas (PMDB -ES). Ela disse que como existe consenso entre os partidos para criar a CPMI, não há porque adiar o começo dos trabalhos de investigação. Porém, ela destacou que é preciso que os líderes partidários do Congresso coloquem em prática o discurso de apoio às investigações e façam com que a Casa tenha quórum suficiente amanhã para a criação da CPMI.
Rose de Freitas afirmou que foram colhidas mais de 340 assinaturas de deputados e 67 de senadores em apoio à comissão de inquérito. Este número é suficiente para que a CPMI seja criada. Neste momento, essas assinaturas estão sendo conferidas, processo que, segundo as secretarias das mesas do Senado e da Câmara, deve ser concluído ainda hoje à tarde. Depois dessa conferência, Rose de Freitas disse que irá se reunir com os líderes partidários em busca da confirmação do quórum de amanhã.
Assim que a comissão for criada, os partidos precisam indicar os membros que farão parte dela. Serão 15 no total de cada Casa. Indicados os membros, os trabalhos começarão com a indicação do presidente e do relator. A deputada disse ainda que o presidente do Congresso Nacional, senador José Sarney, mesmo estando hospitalizado, vai ser ouvido neste processo por uma questão de respeito e cordialidade.
O contraventor Carlinhos Cachoeira está preso e foi transferido hoje para o presídio de Brasília. Ele é acusado de ser o chefe de um esquema de jogos ilegais em Goiás, investigado pelas operações Vegas e Monte Carlo da Polícia Federal.
Reportagem – Ginny Morais/Rádio Câmara
Edição – Marcelo Westphalem