Brasil pode contribuir para a paz entre Israel e Palestina, dizem deputados
12/04/2012 - 19:03

A presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara, deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC), considera o encontro dos líderes judeus e palestinos no Congresso brasileiro “muito simbólico”. Ela ressaltou não se lembrar de nenhum outro momento em que “Israel e Palestina se sentaram na mesma mesa nesta Casa, falando a mesma língua, a da paz”.
Na opinião da deputada, os parlamentares deveriam levar essa busca pelo entendimento a outros parlamentos. Para isso, ela sugeriu a realização de uma partida de futebol entre o time do Congresso e outro formado por israelenses e palestinos. “Quem sabe a gente não pode começar a irradiar essa iniciativa pela paz por outros parlamentos do planeta”, disse.
O deputado Alfredo Sirkis (PV-RJ) também considera importante que o Brasil se empenhe na busca de solução para os problemas entre os dois povos, pois “tem tradição de ser mediador de conflitos, e representa a possiblidade de convivência pacífica, uma vez que é o lugar onde judeus e muçulmanos coexistem pacificamente”.
Reportagem – Maria Neves
Edição – Newton Araújo