Sirkis pede reabertura das negociações entre israelenses e palestinos
12/04/2012 - 19:08

Durante encontro de um líder palestino, o ex-ministro da Cultura da Autoridade Palestina, Yasser Abbed Rabbo, e um judeu, o ex-ministro da justiça de Israel, Yossi Beilin, hoje no Congresso, o deputado Alfredo Sirkis (PV-RJ) propôs uma moção, a ser assinada por parlamentares, com pontos que acha importante serem considerados pelos dois povos.
Beilin e Abbed Rabbo, que são autores de um acordo de paz informal entre Israel e Palestina, participaram de audiência pública promovida pelas comissões de Relações Exteriores da Câmara e do Senado.
Sirkis, que foi autor do pedido de realização da reunião, propõe que Israel cesse imediatamente a expansão dos assentamentos na Cisjordânia e em Jerusalém Leste. O governo israelense também deveria libertar o dirigente da Fatah, Marwan Garghuti, defende o deputado.
Quanto aos palestinos, “deveriam se comprometer a manter apenas resistência pacífica contra os assentamentos de Israel”, diz o parlamentar. “E os dois lados deveriam reabrir as negociações em busca de uma solução definitiva para o conflito.”
Reportagem – Maria Neves
Edição – Newton Araújo