Deputado apoia mobilização para pressionar Câmara a votar nova jornada
11/04/2012 - 19:01
Como forma de pressionar o colégio de líderes a colocar o Projeto de Lei 2295/00 em votação, o deputado Anthony Garotinho (PR-RJ) defendeu a mobilização dos profissionais pela recolocação do projeto na pauta da Casa. De acordo com ele, a medida é tão eficaz que o presidente da Câmara, Marco Maia, pediu aos manifestantes que não a adotassem.
Já para a deputada Janete Rocha Pietá (PT-SP) esse método é contra produtivo, pois a matéria ainda não pode ser votada exatamente devido ao trancamento da pauta. Na concepção da deputada, a solução é mudar o regimento interno, “para que medidas de interesse da população possam ser votadas (mesmo com trancamento)”.
O debate ocorreu durante audiência pública organizada pela Comissão de Legislação Participativa, encerrada há pouco. O PL 2209 reduz de 40 para 30 horas semanais a jornada de trabalho da categoria.
Em reunião com a categoria na tarde de hoje, Marco Maia se comprometeu a colocar a proposta em votação, desde que haja “uma janela” na pauta do Plenário, nesse momento trancada por 12 medidas provisórias.
Reportagem - Maria Neves
Edição - Juliano Pires