Economia

Proposta isenta de imposto fibras óticas para banda larga

16/03/2012 - 18:26  

Leonardo Prado
Edivaldo Holanda Junior
Para Edivaldo Holanda Junior, deve haver incentivo fiscal para baratear custos da banda larga.

A Câmara analisa o Projeto de Lei 3305/12, do deputado Edivaldo Holanda Junior (PTC-MA), que isenta de todos os tributos federais as fibras ópticas e seus derivados utilizados na oferta dos serviços de banda larga.

O deputado lembra que o Programa Nacional de Banda Larga (Decreto 7.175/10) estabeleceu a meta de massificar a oferta de acessos de banda larga à internet até 2014, permitindo a conexão de 40 milhões de domicílios.

“Diante desta política adotada pelo governo federal e dada a importância que o acesso à internet detém na formação educacional e profissional do cidadão, é importante que haja um incentivo fiscal que redunde em barateamento dos custos de infraestrutura na comunicação através da banda larga”, argumenta o autor.

Em relação à eventual perda de receita com a isenção tributária, o deputado afirma que isso poderá ser minimizado com “otimização do desenvolvimento da educação, melhoria na gestão pública de todos os entes federados e qualificação profissional com consequente geração de emprego e renda”.

Tramitação
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Rodrigo Bittar
Edição - Juliano Pires

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 3305/2012

Íntegra da proposta