Política e Administração Pública

DEM quer convocar Mantega para explicar denúncias contra presidente da Casa da Moeda

02/02/2012 - 15:45  

O líder do DEM, deputado Antonio Carlos Magalhães Neto (BA), disse há pouco no Salão Verde que os três partidos de oposição ao governo na Câmara (DEM, PSDB e PPS) estão analisando a possibilidade de apresentar um requerimento de convocação do ministro da Fazenda, Guido Mantega, para que ele explique se já tinha conhecimento das denúncias que derrubaram o presidente da Casa da Moeda do Brasil.

O ex-presidente da Casa da Moeda Luiz Felipe Denucci é suspeito de receber propina de fornecedores por meio de duas empresas no exterior em seu nome e no nome de sua filha. A Polícia Federal já teria constatado, em 2000, movimentações atípicas nas contas do economista.

Segundo ACM Neto, o Democratas vai apresentar um requerimento de informações ao ministro para que ele explique quando tomou conhecimento das denúncias e que medidas adotou. “Ele [Mantega] deve explicações ao Congresso e ao Brasil. Se ele mantiver o silêncio até a próxima semana, quando a Câmara retoma seus trabalhos, não vejo outro caminho a não ser convoca-lo”, disse o líder do DEM, que dentro de instantes participará da solenidade de abertura dos trabalhos do Legislativo.

Para o vice-líder da Minoria na Câmara deputado Arnaldo Jordy (PPS-PA), o governo precisa tratar o tema não sob viés político, mas de forma técnica e responsável, por isso o PPS entende que as explicações ao Congresso Nacional são urgentes e necessárias”, justificou o parlamentar.

Reportagem - Janary Júnior
Edição – Regina Céli Assumpção

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.