Lançado sistema de pauta eletrônica na CCJ
13/12/2011 - 15:21

O presidente da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), deputado João Paulo Cunha (PT-SP), lançou nesta terça-feira (13) no colegiado o chamado sistema de pauta eletrônica, que permite o acesso a informações por meio de terminal instalado em cada bancada. Pelo visor, os parlamentares poderão ler a pauta do dia, as propostas em discussão, as emendas e votos apresentados, além de saber o que ocorre em outras comissões naquele momento. O monitor também permite o acesso à internet e ao correio eletrônico da Câmara.
O objetivo, segundo o diretor do Departamento de Comissões (Decom), Luiz Antônio Souza, é agilizar o acesso a dados necessários em cada reunião, além de economizar com a diminuição do número de impressões. Somente no último mês de outubro, por exemplo, a CCJ imprimiu cerca de 75 mil páginas.
Foram instalados 60 terminais eletrônicos na CCJ. “O conceito do sistema é ser simples, com funcionalidades claras e de rápida compreensão”, disse Fernando Torres, do Centro de Informática da Câmara.
De acordo com Luiz Antônio Souza, nas próximas sessões os deputados ainda terão acesso aos documentos impressos. A ideia é fazer com que os parlamentares adaptem-se aos poucos ao novo sistema.
Expansão
A CCJ é a segunda comissão a utilizar o sistema, que foi implantado no final do semestre passado na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática. De acordo com o Decom, a expectativa é que todas as outras comissões já tenham acesso ao sistema no próximo ano.
O sistema pode ser acessado por qualquer pessoa por meio da internet.
Reportagem - Carolina Pompeu
Edição - Marcelo Oliveira