Para deputado, meta prevista em relatório sobre PNE é insuficiente
06/12/2011 - 16:11
O deputado Ivan Valente (Psol-SP) disse há pouco que a meta de ampliação do investimento público em educação dos atuais 5% para 8% do Produto Interno Bruto (PIB) em dez anos é “insuficiente para o cumprimento das demandas urgentes da área”.
A meta foi proposta ontem pelo deputado Angelo Vanhoni (PT-PR), em substitutivo à proposta do Executivo que estabelece o Plano Nacional de Educação (PNE - PL 8035/10). O texto original prevê a aplicação de 7% no setor e entidades da sociedade civil pedem o investimento de, no mínimo, 10%.
“Esses 10% não são um número cabalístico. Atualmente, são 60 milhões de analfabetos, a maioria das crianças do País não estão em creches, não chegamos a 50% de presença no ensino médio. Além disso, o salário dos professores é baixo e a qualidade do ensino também. Se não investirmos forte em educação, continuaremos a patinar com os piores indicadores educacionais do planeta”, alertou Valente.
A declaração foi feita durante reunião da comissão especial destinada a analisar o PNE, que ocorre neste momento do Plenário 10.
Continue acompanhando esta cobertura.
Reportagem – Carolina Pompeu
Edição – Marcelo Oliveira