Montadoras vão investir no País para fugir de aumento do IPI, diz Mantega
23/11/2011 - 12:36

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta quarta-feira (23) que o aumento do IPI para carros importados vai gerar investimentos no País, já que algumas montadoras decidiram se instalar no Brasil para escapar do reajuste anunciado pelo governo.
Segundo o ministro, que participa neste momento de audiência pública da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara, os planos das montadoras de investimentos no Brasil são de 21 bilhões de dólares até 2015.
O ministro justificou o aumento de 30 pontos percentuais do IPI porque, segundo ele, várias operações de importação ocorrem com o câmbio manipulado e subsídios disfarçados. Ele classificou essa situação de “vale-tudo”.
Mantega disse que o setor de automóveis é importante para o País, que é o 6º produtor mundial de carros. O setor, segundo ele, representa 23% do Produto Interno Bruto (PIB). Além disso, afirmou, são gerados R$ 2,5 bilhões a cada R$ 1 bilhão investido.
O governo anunciou em 16 de setembro o aumento no IPI dos carros importados. O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, em caráter liminar, que o reajuste só pode vigorar a partir de 90 dias da publicação do decreto.
Crise mundial
Mantega previu um cenário mundial de crise para os próximos anos. Segundo ele, a atual situação econômica na Europa e nos Estados Unidos pode resultar em uma nova crise financeira como a de 2008 e em recessão. No Brasil, o ministro lembrou que essa situação tem gerado um aumento das importações, por causa da guerra cambial (desvalorização excessiva de outras moedas).
Em relação à situação fiscal do governo, Mantega disse que a economia de receitas para pagamento da dívida pública já tem 94% de sua meta anual cumprida até outubro. Sobre a atividade econômica no País, o ministro disse que já tem informações de recuperação a partir de novembro, após uma queda no terceiro trimestre.
A audiência com o ministro ocorre no Plenário 9. O debate foi proposto pelo deputado Mendonça Filho (DEM-PE).
Continue acompanhando a cobertura deste evento.
Reportagem – Sílvia Mugnatto/Rádio Câmara
Edição – Pierre Triboli