Comissão ouve Mantega sobre interferência na Vale e aumento de IPI
23/11/2011 - 08:10
A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle realiza hoje audiência pública para discutir a possível interferência do governo na Vale e o aumento das alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) incidentes sobre alguns veículos importados. Será ouvido o ministro da Fazenda, Guido Mantega.
O debate foi proposto pelo deputado Mendonça Filho (DEM-PE). Ele considera “absurdas” as pressões exercidas pelo governo para a troca do presidente da Vale, por tratar-se de empresa de capital privado e aberto. “Preocupa-nos mais o fato de tal interferência prejudicar acionistas minoritários, uma vez que veem o preço de suas ações terem a performance afetada negativamente”, diz.
Em maio último, o Conselho de Administração da Vale aprovou a nomeação de Murilo Ferreira para a presidência da empresa. Segundo a imprensa, os acionistas da Vale (principalmente o Bradesco) foram pressionados pelo governo a substituir Roger Agnelli, cujo mandato chegava ao fim. Agnelli é acusado de ignorar a função social da Vale – que tem participação estatal indireta, por meio do fundo de previdência do Banco do Brasil.
Sobre o aumento do IPI, o deputado afirma que, do ponto de vista econômico, a medida representa um duro golpe para o consumidor brasileiro. “A despeito da pequena participação no total das vendas, os veículos importados vinham estabelecendo parâmetros de preço e qualidade que forçavam a indústria nacional a praticar margens menores e a fabricar melhores produtos”, afirma.
A audiência será realizada às 10h30 no plenário 9.
Da Redação/WS