Política e Administração Pública

Estudo vai dimensionar impacto da criação do PSD na Câmara

22/11/2011 - 16:17  

Deve ser divulgado na próxima semana o resultado de um estudo que dimensionará o impacto que a criação do Partido Social Democrático (PSD) trouxe à Câmara dos Deputados. A expectativa é do presidente da Casa, Marco Maia, que ainda precisa definir questões práticas em relação ao partido. “Uma comissão criada por mim tem até o início da próxima semana para apresentar uma proposta global sobre todo o impacto que o PSD tem dentro da Câmara, que não é apenas nas comissões, é no tempo de Plenário, na composição das comissões e da Mesa Diretora, tem a ver com cargos, espaços e relatorias.”

A legenda foi criada em setembro deste ano e atualmente tem a quarta maior bancada da Câmara, com 50 deputados em exercício. Marco Maia espera que o estudo ajude a achar soluções que conciliem os interesses do novo partido com os das legendas que já atuam na Câmara. “Queremos chegar a um entendimento que permita o bom funcionamento do PSD dentro da Casa e ao mesmo tempo permita alguns ajustes em relação aos partidos que perderam deputados para o PSD.”

Marco Maia acrescenta que o esforço é para que a matéria não seja levada ao Supremo Tribunal Federal (STF). “O ideal é chegar a um bom acordo dentro da Casa. Se não for possível, algumas questões terão que ser decididas no âmbito judicial.”

O presidente da Câmara afirmou, porém, que o PSD só vai ocupar a presidência de alguma comissão em 2012, quando será feita uma nova distribuição de comandos, de acordo com o tamanho de cada legenda.

Reportagem - Ginny Morais/ Rádio Câmara
Edição – Regina Céli Assumpção

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.