Trabalho, Previdência e Assistência

Sindilegis: deficit com aposentadorias do Legislativo e do Judiciário é de 5%

08/11/2011 - 16:06  

De acordo com a segunda vice-presidente do Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e do Tribunal de Contas da União (Sindilegis), Lucieni Pereira, nos órgãos do Judiciário e do Legislativo o deficit com aposentadorias e pensões é de apenas 5%. Segundo afirma, nessas instituições, mais de 90% dos benefícios previdenciários são pagos pela contribuição dos servidores da ativa.

Mesmo no Executivo civil, 56% de aposentadorias e pensões seriam custeados pelas contribuições dos funcionários em atividade. Lucieni Pereira destacou ainda que 43% do deficit previdenciário atual do setor público, calculado pelo governo em R$ 52 bilhões, deve-se ao pagamento de militares reformados e de aposentados da área de segurança do Distrito Federal. Essas categorias não são atingidas pelo Projeto de Lei 1992/07, do Poder Executivo, que regulamenta a aposentadoria complementar dos servidores públicos.

Lucieni Pereira participa de reunião conjunta das comissões de Seguridade Social e Família e de Finanças e Tributação para discutir o projeto do governo.

A reunião ocorre no Plenário 14.

Entenda o projeto que cria a previdência complementar do servidor
Proposta foi discutida em bate-papo da Agência Câmara; confira

Continue acompanhando essa cobertura.

Reportagem - Maria Neves
Edição – Regina Céli Assumpção

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.