Educação, cultura e esportes

Deputados questionam legitimidade da Fifa em decisões sobre o Mundial

08/11/2011 - 15:47  

Durante a audiência pública da comissão especial, o deputado Romário (PSB-RJ) questionou a legitimidade do secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, e disse que a entidade não pode ameaçar a soberania brasileira. “Como brasileiro e deputado federal legitimado para estar aqui nesta cadeira, diferentemente do senhor nesta sua, tenho que dizer o seguinte: vou lutar até quando puder para que a Fifa não monte um Estado dentro deste Estado”, disse.  Valcke disse que a Fifa não ameaça a soberania de nenhum país.

O deputado Ivan Valente (Psol-SP) também questionou a legitimidade da Fifa para tomar decisões sobre a organização dos jogos no Brasil. Para ele, o País deve agir de acordo com suas prioridades sem se encolher diante de uma entidade privada internacional e de seus sócios nacionais.

Ivan Valente disse ainda que a CBF não poderia estar à frente da organização da Copa, tendo em vista as acusações contra a entidade. O deputado também questionou os eventuais ganhos decorrentes do Mundial no Brasil. "Os números colocados pelo presidente da CBF são fumaça, não têm consistência. O que tem consistência são as isenções fiscais de todo tipo, que são um ganho da Fifa, e a mudança do regime de contratações, ferindo a Lei de Licitações", disse.

Reportagem – Verônica Lima/Rádio Câmara
Edição – Ralph Machado

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.