Economia

Frente parlamentar avalia aumento do consumo de biodiesel

24/10/2011 - 16:31  

Se seu navegador não puder executar o áudio, <a href='http://imagem.camara.gov.br/internet/midias/Radio/2011/10/rdflash20111024-ENTREVjerôn-0002-wma-028.wma' _fcksavedurl='http://imagem.camara.gov.br/internet/midias/Radio/2011/10/rdflash20111024-ENTREVjerôn-0002-wma-028.wma'>obtenha o áudio</a> e salve-o em seu computador.

Ouça o programa da Rádio Câmara sobre o biodiesel.

Nesta edição do programa Manhã no Parlamento, da Rádio Câmara, o entrevistado é o presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Biodiesel, Jerônimo Goergen (PP-RS). O deputado fala sobre a luta pelo novo marco regulatório do setor do biodiesel, que prevê o aumento do consumo do produto e a diminuição da tributação para incrementar a produtividade do setor.

Hoje todo o diesel vendido no País tem em sua composição 5 % do produto produzido a partir de matéria prima como soja e também o sebo bovino, o biodiesel. Em 2012 a expectativa é que o percentual obrigatório de mistura aumente para 7%.

A frente parlamentar já conta com a participação de 280 deputados e senadores. Entre os objetivos da frente está a definição do novo marco regulatório para o setor. Lançado em 2005, o marco regulatório atual permite uma mistura de no máximo 5% de biodiesel no óleo diesel mineral. Os produtores querem que o governo se comprometa com o aumento desse percentual. “Nosso trabalho principal será a construção de um marco regulatório que fortaleça o segmento e crie condições para ampliar o consumo e a produção de biodiesel no País. Esse é o nosso grande foco”, disse Goergen.

A frente também deverá trabalhar para conseguir reduções tributárias que beneficiem a competitividade da indústria do biodiesel e viabilizar as exportações do produto.

Da Redação/RCA

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.