Economia

Coutinho: operações no exterior não concorrem com empréstimos no País

19/10/2011 - 20:50  

O presidente do BNDES, Luciano Coutinho, afirmou que os investimentos da instituição em outros países não comprometem os aportes em infraestrutura no Brasil. Segundo ele, há um entendimento incorreto sobre as operações do banco no exterior, porque elas não financiam obras, mas exportações brasileiras de bens e serviços para o país onde a obra é realizada.

“Todo o financiamento feito pelo BNDES corresponde a uma importação de bens e serviços. Nesse sentido, financiamos em reais uma exportação que vai gerar empregos no Brasil e ajudar a integração da América Latina”, disse Coutinho. “Essas operações não ocorrem em detrimento das operações de infraestrutura no Brasil”.

Segundo o presidente do BNDES, no ano passado as obras no País representaram recursos da ordem de R$ 52 bilhões, enquanto os financiamentos de bens e serviços foram da ordem de R$ 2,5 bilhões. “Portanto, não há concorrência com os investimentos em infraestrutura no Brasil, que são substanciais e continuarão crescendo de forma relevante”, declarou.

Criticado por deputados quanto aos investimentos em países como Equador, Venezuela e Bolívia, Coutinho ressaltou que o BNDES não é a única fonte de recursos para esses países, que poderiam contar também com a Cooperação Andina de Fomento (CAF), o Banco Mundial (Bird) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Reportagem – Rodrigo Bittar
Edição – Ralph Machado

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.