Movimento defende auditoria da dívida pública no Brasil
06/10/2011 - 12:59
A coordenadora do movimento Auditoria Cidadã da Dívida, Maria Lucia Fattorelli, afirmou que o Brasil precisa fazer auditoria de sua dívida pública como forma de rever a política monetária e fiscal e o modelo econômico.
“É o instrumento para desmascarar o que acontece no mundo inteiro, é uma ferramenta para jogar luz no processo”, afirmou. Ela elogiou a criação de comitês de auditoria cidadã nos países europeus que estão sofrendo mais os efeitos da crise mundial, como Grécia, Portugal e Espanha.
Segundo dados do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi), citados por Maria Fattorelli, o Brasil gastou 45% (R$ 635 bilhões) do orçamento de 2010 para pagar juros e amortizações da dívida pública.
Maria Lucia Fattorelli participou nesta quinta-feira do seminário “Especulação e Crise Financeira, Integração Financeira Regional e Auditoria da Dívida Pública”, realizado pelas comissões de Finanças e Tributação; de Direitos Humanos e Minorias; e de Relações Exteriores e de Defesa Nacional.
O seminário foi encerrado há pouco.
Continue acompanhando a cobertura deste evento.
Reportagem – Tiago Miranda
Edição – Pierre Triboli