Economia

Seminário discute crise financeira e causas da dívida pública

06/10/2011 - 08:05  

As comissões de Finanças e Tributação; de Direitos Humanos e Minorias; e de Relações Exteriores e de Defesa Nacional realizam hoje seminário sobre os temas “Especulação e Crise Financeira”, “Integração Financeira Regional” e “Auditoria da Dívida Pública”.

O debate foi proposto pelos deputados do Psol Jean Wyllys (RJ), Chico Alencar (RJ) e Ivan Valente (SP). Eles afirmam que a recente crise financeira internacional, iniciada nos Estados Unidos em 2008 e que se alastrou por todo o mundo, tem suas causas em movimentos especulativos que devem ser debatidos pelo Congresso Nacional.

Os deputados dizem que a CPI da Dívida Pública, realizada em 2010, realizou importante investigação sobre o processo de endividamento brasileiro, cuja contrapartida é composta basicamente por juros sobre juros e outros mecanismos financeiros, sem contrapartida real em bens e serviços ao País. “Em 2010, 44,93% dos recursos do Orçamento Geral da União foram destinados para o pagamento de juros e amortizações da dívida pública, comprometendo os recursos de todas as áreas sociais”, diz Jean Wyllys.

"A integração financeira regional é outro aspecto que merece atenção dos parlamentares brasileiros, haja vista a importância do Brasil na condução de nova arquitetura financeira regional e na criação do Banco do Sul, cujos acordos internacionais terão que ser referendados pelo Congresso Nacional", acrescenta.

Foram convidados:
- a deputada grega Sofia Sakorafa;
- o presidente do Comitê pela Anulação da Dívida do Terceiro Mundo – Bélgica, Eric Toussaint;
- o ex-ministro do Equador Pedro Paez;
- a coordenadora da Auditoria Cidadã da Dívida – Brasil, Maria Lucia Fattorelli.

A reunião será realizada às 9 horas, no Plenário 4.

Da Redação/WS

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.